Furar o sinal vermelho à noite não da multa: verdade ou mito?

O sinal vermelho é um dos dispositivos de trânsito mais importantes para a segurança de todos os usuários da via. Ele indica que o motorista deve parar e aguardar a sua vez de seguir em frente. No entanto, há quem diga que, à noite, é permitido furar o sinal vermelho.

A verdade é que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não há nenhuma ressalva quanto à permissão para avançar o sinal vermelho em determinados horários, como à noite, por exemplo. Portanto, furar o sinal vermelho à noite é uma infração de trânsito, da mesma forma que em qualquer outro horário.

A multa para quem furar o sinal vermelho é de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira de habilitação. Além disso, o motorista pode ter seu veículo apreendido.

Em alguns municípios, é possível encontrar semáforos com iluminação amarelo piscante entre 22h e 5h. Nesse caso, pode-se ultrapassar o sinal sem medo de cometer infração. No entanto, isso é uma exceção, e não a regra geral.

Portanto, é importante que os motoristas sempre respeitem o sinal vermelho, independentemente do horário. Essa é uma medida simples que pode ajudar a salvar vidas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.